EUA e Coréia do Norte dão sinais de aproximação

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 20 de junho de 2005 as 09:30, por: CdB

 A Coréia do Norte vai abandonar seus mísseis se os Estados Unidos estabelecerem laços diplomáticos, disse o líder norte-coreano Kim Jong-il a um ministro sul-coreano na semana passada, informou nesta segunda-feira uma autoridade de Seul.

A autoridade, que pediu para não ser identificada, disse que Kim estava se referindo aos mísseis de curto e longo alcance, alguns dos quais podem alcançar o Japão assim como a Coréia do Sul.

O funcionário do governo disse que o ministro da Unificação da Coréia do Sul, Chung Dong-young deu detalhes do comentários de Kim durante uma reunião do gabinete sul-coreano. Chung se encontrou com Kim em Pyongyang na sexta-feira.

Simultaneamente, o enviado dos EUA para essas negociações, Christopher Hill, admitiu que os EUA estão dispostos a tratar Pyongyang de igual para igual se o país comunista voltar ao diálogo multilateral sobre seu programa nuclear, segundo informou nesta sexta-feira à agência local Yonhap.

O também subsecretário do Estado dos EUA respondeu assim ao pedido da Coréia do Norte, expressada na sexta-feira passada pelo líder do país comunista, Kim Jong-il, de ser reconhecida e respeitada pelos Estados Unidos.