EUA ameaçam rebeldes de Faluja

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 22 de abril de 2004 as 16:41, por: CdB

Um general dos Estados Unidos alertou nesta quinta-feira os rebeldes de Faluja de que têm “dias e não semanas” para entregar suas armas ou enfrentarem uma nova ofensiva americana contra a cidade.

O general James Conway, comandante da 11ª Força Expedicionária dos Fuzileiros Navais, baseada no Oeste do Iraque, disse que a resposta ao acordo de paz alcançado por forças dos EUA e líderes civis de Falluja foi decepcionante. O acordo previa o fim da ofensiva americana em Fallluja em troca da entrega de armas pesadas à coalizão. 

– Não estamos satisfeitos com o resultado que vimos ontem. O volume (de armas entregues) provavelmente cabia numa picape – disse ele no Acampamento Falluja, a base dos EUA perto da cidade. Ele disse acreditar que as armas eram “lixo, coisas que eu não queria que meus fuzileiros usassem”.

Forças americnas lançaram uma ofensiva contra Falluja este mês em resposta ao assassinato e mutilação de quatro americanos na cidade. Centenas de iraquianos foram mortos na batalha que se seguiu, muitos deles civis.