Eta ameaça romper a trégua com a Catalunha

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 19 de maio de 2004 as 08:36, por: CdB

O grupo separatista basco ETA ainda pode atacar “inimigos muito significativos” na região espanhola da Catalunha, apesar de o grupo armado ter declarado uma trégua na região, informou a agência de notícias Europa Press citando um boletim do ETA no final da noite de terça-feira.

Em fevereiro, o grupo separatista basco declarou trégua limitada à Catalunha. Esse anúncio, no entanto, não significa que o grupo não promoveria nenhuma “ação” na região, de acordo com a agência de notícias, que citou um boletim do ETA chamado “Zutabe”.

“A decisão de atacar inimigos significativos de Euskal Herria (terra basca) em qualquer lugar do mundo não tem exceção na Catalunha. Consequentemente, inimigos muito significativos não terão refúgio na Catalunha”, disse o boletim segundo a agência.

O ETA, considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos e pela União Européia, já matou 850 pessoas desde 1968 quando começou uma campanha por um Estado independente no norte da Espanha e sul da França.

Seu último ataque fatal, no entanto, ocorreu há quase um ano e analistas afirmam que o grupo está enfraquecido após vários de seus membros terem sido presos na Espanha e na França nos últimos anos.