Estilo de vida define desenvolvimento de diabete

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 6 de julho de 2005 as 15:06, por: CdB

Os adultos que levam um estilo de vida que não é saudável estão entre os que correm maior risco de desenvolver diabete, segundo pesquisa de cientistas da Universidade de Newscastle, na Grã-Bretanha. Os fatores da infância, como peso no nascimento, sequer chegam perto da importância da obesidade na idade adulta na composição do risco de contrair diabete do tipo 2, de acordo com o estudo.

A diabete do tipo 2 normalmente ocorre na meia idade ou em adultos mais velhos, mas casos recentes foram registrados em crianças, provavelmente ligados à obesidade.

Em artigo publicado na revista especializada Diabetes/Metabolism Research and Reviews, os autores da pesquisa dizem que “nunca é tarde demais” para ter um estilo de vida saudável.
Nutrição

– Obviamente, é melhor comer de forma saudável e fazer exercícios regularmente a partir da infância, mas nunca é tarde demais, mesmo se você está nos 50 – disse Mark Pearce, chefe da equipe de pesquisadores.

– Nossas constatações sugerem que é a gordura corporal do adulto que altera o risco de desenvolver diabete do tipo 2 mais tarde na vida.

A pesquisa acompanhou 412 homens e mulheres desde o nascimento até a idade de 50 anos.
Fatores como peso no nascimento e nutrição infantil parecem não alterar o risco de diabete de forma significativa, ao contrário do que sugeriam estudo anteriores.

<b>Estilo de vida</b>

Já a falta de atividade física e uma dieta ruim na idade adulta, que levam à obesidade, aumentam significativamente a probabilidade de contrair diabete aos 50 anos. Pessoas com diabete do tipo 2 não produzem insulina em quantidade suficiente ou não podem usá-la de forma apropriada.

– Estudos anteriores sugerem que o risco de uma saúde debilitada na terceira idade é programado por um desenvolvimento defeituoso no útero e que o baixo crescimento na vida fetal e infantil está associado à secreção defeituosa de insulina e sensibilidade. No entanto, nem todos esses estudos tiveram acesso a informações completas na idade mais avançada – disse Pearce.

– Nosso estudo, que examinou pessoas do nascimento à idade adulta, sugere que o estilo de vida que você tem quando adulto é o que tem a maior influência sobre a sua saúde, em termos de risco de diabete, na idade mais avançada.

– Esse estudo enfatiza mais ainda a importância da alimentação saudável, uma dieta equilibrada e manter atividade física regular – disseAmanda Vezey, da organização Diabetes UK. Ela aconselha as pessoas a começarem isso o mais cedo possível para reduzir o risco.