Estados Unidos declara que Al-Qaeda pode atacar o país

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 4 de agosto de 2003 as 00:34, por: CdB

Integrantes do governo dos Estados Unidos afirmaram que há uma possibilidade real de outro ataque da Al-Qaeda nos Estados Unidos.

A afirmação ocorre depois da divulgação de uma mensagem com o que seria a voz do braço direito de Osama Bin Laden, afirmando que a organização se vingaria caso o governo americano faça alguma coisa contra os muçulmanos presos na base militar da baía de Guantánamo, Cuba.

O governo americano ainda está verificando se a voz na gravação é mesmo do cirurgião egípcio e membro importante da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahri.

Mas, o procurador geral dos Estados Unidos, John Ascroft, disse que a mensagem mais importante da gravação é que a Al-Qaeda ainda tem intenções de agir contra os Estados Unidos.

Ashcroft e o secretário de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Tom Ridge, afirmaram que as medidas anti-terrorismo introduzidas depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 já preveniram mais de 100 novos ataques.

Mas, segundo Ridge, ainda há uma grande possibilidade de outros ataques.

– Todos os dias eu sinto que operamos com a noção de que vai haver outro (ataque). Temos que aceitar a realidade de que somos um alvo – afirmou.

A secretaria de Segurança Nacional de Tom Ridge tomou mais medidas nos últimos dias para proteger os Estado Unidos, proibindo estrangeiros que passem pelo país a caminho de outros países de pararem em solo americano caso não tenham um visto.