Estação de Tratamento de Água do Guandu completa 50 anos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 9 de agosto de 2005 as 11:21, por: CdB

A Cedae vai comemorar na quinta-feira 30 anos de atividades e 50 da construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu. O evento começará às 9h no pátio da estação que fica no Km 19,5 da antiga Estrada Rio-São Paulo, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.

Durante a cerimônia, será descerrada uma placa comemorativa pelos 50 anos da estação do Guandu, colocada ao lado da placa relativa à inauguração de 1955. Os funcionários mais antigos da Cedae e os aposentados, muitos dos quais trabalharam no Guandu, serão homenageados pelos serviços prestados à empresa.

No mesmo dia, será aberta uma exposição de fotos sobre a ETA na galeria de filtros. A exposição, através de fotografias e documentos, mostrará a evolução do sistema de tratamento de água do Guandu nesses 50 anos. Serão exibidas cerca de 700 fotos em 14 painéis.

Inaugurada em 1955, a ETA do Guandu produz, atualmente, 43 mil litros de água por segundo, o que lhe confere o título de maior estação de tratamento do mundo. A estação é responsável pelo abastecimento de nove milhões de habitantes dos municípios do Rio, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis e Itaguaí.

No tratamento de água, são empregados, diariamente, cerca de 280 toneladas de produtos químicos. Para captar, transportar e tratar os 43 mil litros de água por segundo são necessários 44 grupos de moto-bombas com potência variando entre 700 a 9 mil HPs. Com isso, são consumidos, no complexo de produção, 46 mil MWh, suficientes para suprir uma cidade de 460 mil pessoas.