Estabilidade nos preços do comércio do Rio no mês de maio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 4 de junho de 2003 as 22:28, por: CdB

Não houve variação do Índice de Preços do Comércio Varejista (IPCV), no município do Rio de Janeiro, no mês de maio, o que significa que as altas de preços compensaram as quedas, levando o índice a apresentar estabilidade entre um período e outro.

Em abril, o IPCV tinha apresentado alta de 1,66%. De acordo com o diretor do Instituto Fecomércio, Luiz Roberto Cunha, responsável pela pesquisa, os preços começam a dar sinais de estabilidade ou até mesmo de queda.

– Ao mesmo tempo em que o comércio tem a necessidade de vender, para fazer frente a seus compromissos, o consumidor vem cortando os gastos, o que força uma refreada nos preços. Os produtos alimentícios, por exemplo, tanto os cotados em dólar quanto os hortifrutigranjeiros, já começaram a ficar mais baratos em função da redução dos custos de produção e de transporte resultantes da queda do dólar e do preço do óleo diesel – explicou.

Para o levantamento mensal do IPCV, o Instituto Fecomércio-RJ coleta 37.840 preços de 1.892 produtos, em 720 pontos comerciais.

Desde janeiro, o IPCV acumula alta de 6,01%, sendo o grupo Produtos Farmacêuticos o que apresentou a maior elevação de preços no período, acumulando 14,24%. Nos últimos 12 meses, o índice acumulado está em 24,09%, com destaque para Alimentação (33,39% de aumento no período).