Especialistas do BRICS se reúnem no Fórum de São Petersburgo

Arquivado em: Comércio, Indústria, Negócios, Serviços, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 11 de junho de 2024 as 19:11, por: CdB

Durante seu discurso na abertura da reunião, Dmitry Kiselev, Diretor-Geral do Grupo de Mídia Internacional Rossiya Segodnya, enfatizou que o mundo assiste à criação de uma nova estrutura, de uma nova organização sistêmica da humanidade, sendo o BRICS um elemento-chave para a nova ordem mundial.

Por Redação, com ACSs – de Moscou

O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês) recebeu, nesta terça-feira, o Fórum de Especialistas do BRICS, grupo econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Sob o tema ‘O papel do BRICS na busca de uma nova ordem mundial’, o encontro coorganizado pelo Grupo de Mídia Rossiya Segodnya e a agência chinesa de notícias Xinhua reuniu personalidades destacadas para o debate.

BRICS, São Petesburgo
Os participantes debateram questões relacionadas com as metas e os objetivos do BRICS

Durante seu discurso na abertura da reunião, Dmitry Kiselev, Diretor-Geral do Grupo de Mídia Internacional Rossiya Segodnya, enfatizou que o mundo assiste à criação de uma nova estrutura, de uma nova organização sistêmica da humanidade, sendo o BRICS um elemento-chave para a nova ordem mundial.

O editor-chefe da Xinhua, Liu Yansong, salientou, em seu discurso, que os países do BRICS precisam fazer conjuntamente frente às tentativas de coerção econômica e resistir ao rompimento dos laços de cooperação.

 

Espaço

Durante as sessões, os participantes debateram questões relacionadas com as metas e os objetivos do BRICS, a intensificação da cooperação comercial, a inovação global, desembolsos recíprocos em moedas nacionais do BRICS, e o reforço da parceria nas áreas de ensino e formação de um espaço cultural comum do BRICS.

Participaram também da Sessão Plenária do SPIEF com a participação do Presidente russo, Vladimir Putin, do Presidente boliviano, Luis Arce e do Presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa. Entre os presentes estavam , entre outros, Aleksander Jukov, primeiro vice-presidente da Duma de Estado da Federação da Rússia, Aleksander Dugin; o filósofo e figura pública, José Pio Borges, Presidente do Conselho de Curadores do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI); Ivan Timofeev, Diretor-Geral do Conselho de Assuntos Internacionais da Rússia e Victoria Panova, vice-reitora da Escola Superior de Economia da Universidade Nacional de Pesquisa e Diretora do Centro ‘Conselho de Especialistas para a Participação da Federação da Rússia no BRICS’.

 

Protocolo

Ainda entre os presentes constaram Binod Singh Ajatshatru, Diretor do Instituto BRICS em Nova Delhi; Purnima Anand (Índia), presidente do Fórum Internacional do BRICS; Shen Yi (China), Diretor do Centro de Estudos BRICS da Universidade de Fudan; Cui Feng (China), vice-presidente do Instituto de Pesquisa Xinhua; Filani Mthembu (África do Sul), diretor executivo do Instituto para o Diálogo Global; Merthold Monye (África do Sul), diretor do Centro de Estudos Afro-Chineses da Universidade de Joanesburgo; além de especialistas dos principais think tanks e centros acadêmicos do Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos, Rússia e Arábia Saudita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *