Escritora britânica Frances Partridge morre aos 103 anos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 7 de fevereiro de 2004 as 21:24, por: CdB

A escritora britânica Frances Partridge, testemunha fiel do grupo de Bloomsbury, morreu na quinta-feira (5) aos 103 anos e, com isso, desaparece a última representante de um círculo literário que teve Virginia Woolf como figura central.

Frances Partridge começou a publicar aos 78 anos e sempre defendeu o valor artístico desse círculo.

– Tratava-se de amizade e de busca da verdade. Passei boa parte da minha vida com essas pessoas, e gostava desse ambiente e das coisas de que se falava – escreveu a autora.

Criticado por alguns por causa de seu elitismo, o grupo de Bloomsbury alcançou seu apogeu no início do século 20, e seus membros adotavam condutas sexuais contrárias às convenções da época.

Como obra literária, publicada de forma tardia, deixou uma elogiada biografia de Julia Strachey, de quem era amiga desde a infância, dois volumes de autobiografia e, sobretudo, seus sete volumes de diários.

Frances Partridge morreu na quinta-feira em sua casa do elegante bairro londrino de Belgravia, rodeada por fotos de antigos conhecidos já falecidos, como Duncan Grant, Vanessa Bell e Dora Carrington.

A autora, que aprendeu a utilizar a internet após completar 100 anos, era ‘feliz e foi capaz de falar até muito pouco tempo atrás’, disse seu editor Paul Levy ao jornal ‘The Daily Telegraph’.