Enchentes matam 120 na China

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 7 de setembro de 2004 as 10:24, por: CdB

Enchentes causadas por dias de chuvas fortes mataram pelo menos 120 pessoas no sudoeste da China, deixaram diversos desaparecidos e levaram autoridades a declarar estado de alerta na represa de Três Gargantas, informou o governo nesta terça-feira.

Cheias repentinas e deslizamentos mataram pelo menos 87 pessoas na província de Sichuan e 33 na municipalidade vizinha de Chongqing, disseram autoridades locais.

– O número de mortos de 87 não é um dado real… ainda estamos procurando um monte de gente desaparecida – disse uma autoridade da central de controle de enchentes em Sichuan.
Mais de 60 pessoas estão desaparecidas em Sichuan e Chongqing.

– Há muitos mais desaparecidos, então podemos esperar que o número de mortos ainda suba consideravelmente – disse John Sparrow, porta-voz da Federação Internacional de Sociedades de Cruz Vermelha e Crescente Vermelho, em Pequim.

– Isso levaria o número de mortos (em consequência de enchentes) na China nesta temporada para bem mais de 900. Há uma situação muito séria em um ano em que os grandes rios não transbordaram.

Em Dazhou, parte mais atingida de Sichuan, os níveis das cheias subiram para 8 metros, o suficiente para engolir prédios de quatro andares, disse uma autoridade de ajuda local.

– Até agora, 10.000 pessoas estão isoladas, cerca de 6.000 por causa de cheias e mais de 3.000 devido a deslizamentos que cortaram estradas – disse a autoridade.

Os esforços de resgate começaram, mas devido aos bloqueios em estradas, a Cruz Vermelha está prestando socorro de barco, disse Sparrow.

– Escolas e fábricas estão fechadas e algumas áreas não têm água e energia,” disse a autoridade no escritório local.

Cerca de 380.000 pessoas estão desabrigadas em Sichuan, muitas delas refugiadas em cabanas, e 100.000 pessoas em Chongqing foram levadas para áreas seguras, disse o governo. O jornal China Youth Daily disse que as cheias danificaram quase 150.000 prédios e 400 pontes, provocando perdas econômicas de quase 226 milhões de dólares.

Plantações de arroz e milho foram destruídas, mas ainda é muito cedo para estimar-se as perdas, disseram autoridade. A represa Três Gargantas foi colocada em alerta nesta terça-feira, devido ao aumento do nível da água, segundo a mídia estatal.

O maior projeto hidrelétrico do mundo, no Rio Yangtze, fica a leste da área afetada pelas cheias. A navegação no reservatório gigante foi suspensa pela primeira vez, disse a agência de notícias Xinhua.