Empresa norueguesa abre fábrica em Angra dos Reis

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 25 de agosto de 2004 as 15:39, por: CdB

Uma das maiores fabricantes do mundo em equipamentos para plataformas de petróleo e navios, a norueguesa Norak vai abrir uma fábrica no Estado do Rio de Janeiro até o fim do ano. A decisão foi informada nesta quarta-feira ao secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, pelos executivos da empresa, durante o encontro de negócios realizado entre empresários brasileiros e noruegueses na sede da estatal de petróleo da Noruega, Statoil, onde o governo fluminense apresentou o workshop sobre as oportunidades de investimentos nos setores de petróleo e gás no estado.

O encontro reuniu 120 empresários, sendo que 60 deles eram representantes de empresas norueguesas interessadas em investir no Estado do Rio. A Norak, adianta o secretário, construirá sua fábrica no Condomínio Industrial Marina Verolme, em Angra dos Reis, junto ao estaleiro Brasfels (antigo Verolme), tendo como empresa parceira a brasileira Deconave, que fabrica móveis especiais para navios, também instalada no condomínio. O projeto consumirá US$ 5 milhões em investimentos de infra-estrutura e montagem.

Os executivos da empresa norueguesa disseram ao secretário que a decisão de optar por Angra dos Reis, na Região da Costa Verde, deveu-se principalmente ao apoio concedido pelo governo do estado e à oportunidade de fornecer equipamentos para as plataformas P-51 e P-52, que estarão sendo construídas pelo Brasfels.

Além da Noruega, a Norak tem uma fábrica na China, sendo a maior fabricante de equipamentos de anteparas e divisórias especiais usadas em plataformas de petróleo, construídos com materiais resistentes ao fogo e de baixa toxidade, tal qual a “lã de rocha”. A nova fábrica vai gerar 150 empregos diretos e será responsável pela exportação de produtos para América do Sul e África.