Empresa implanta banda larga sem fio em aeronaves

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 25 de agosto de 2004 as 12:46, por: CdB

A Boeing anunciou que vai implantar tecnologia de acesso sem fio de banda larga em suas aeronaves, tornando-as verdadeiros hotspots. O sistema já era utilizado por outras companhias aéreas, com a Lufthansa.

O serviço é possível por meio de uma parceria entre a Conexion by Boeing – empresa da fabricante que desenvolveu a tecnologia de conexão a satélites – e a iPass, provedora de acesso remoto Wi-Fi.

A princípio, todos os hotspots mantidos pela Conexion não serão conectados à rede iPas de imediato. Há um processo de certificação que busca assegurar a compatibilidade entre hardware e software para que não haja problemas de cobrança, autenticação e de conectabilidade entre os usuários da rede LAN do avião.

“Acesso sem fio Wi-Fi, para passageiros corporativos, vai rapidamente deixar de ser um diferencial para se tornar um serviço obrigatório para todas as empresas”, acredita John Yunker, analista da empresa de consultoria Byte Level Research. “Esses pareceiros se encaixam muito bem: a Conexion by Boeing oferece a infra-estrutra Wi-Fi enquanto a iPass oferece a conectividade para os passageiros em pleno vôo”.

O serviço já está disponível nos vôos da Lufthansa entre Munique e Los Angeles, além da rota Munique-Tóquio-Munique. Outras empresas que contam em “rotas selecionadas” com o Conexion são a Nippon Airways, China Ailines, Japan Ailines, Scandinavian Airlines e a Singapore Airlines.