Egito fará funeral militar para Arafat

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 11 de novembro de 2004 as 08:43, por: CdB

O Egito, local em que Yasser Arafat começou sua vida política e onde biógrafos dizem que ele nasceu, abrigará um funeral militar para o presidente palestino nesta sexta-feira, antes do enterro na Cisjordânia.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores egípcio disse que os últimos detalhes ainda estão sendo planejados, mas que o funeral deve acontecer por volta das 11h (7h, horário de Brasília) em uma mesquita perto do Aeroporto do Cairo, a fim de evitar as ruas lotadas da cidade. Ele disse também que o corpo de Arafat será levado depois de helicóptero para Ramallah, onde vai ser enterrado.

A agência de notícias oficial do Egito afirmou que as forças de segurança estão preparando o aeroporto e as áreas ao redor para uma procissão militar. A agência disse que a mesquita Malik Faisal, próxima ao aeroporto, poderá ser o palco da cerimônia.

O corpo de Arafat será levado para o Cairo de avião a partir de Paris, onde ele foi declarado morto em um hospital militar nesta quinta-feira, aos 75 anos. Arafat será enterrado no edifício em Ramallah conhecido como “Muqata”, área em que ficou confinado por mais de 2 anos e meio por forças israelenses.

O quartel-general é um símbolo da luta pelo Estado que Arafat não viveu para ver. Segundo a tradição muçulmana, os enterros são realizados dentro de 24 horas depois da morte, após orações e uma procissão. A cerimônia de condolências é feita logo depois. Líderes palestinos começaram a chegar ao Cairo para conduzir os preparativos.

Autoridades disseram que a capital do Egito foi escolhida para que líderes árabes e representantes que não podem chegar à Cisjordânia, que está em sua maior parte sob ocupação israelense, possam participar.

O Egito foi um importante mediador do conflito entre palestinos e israelenses depois de ter assinado o seu próprio tratado de paz com Israel, em 1979, tornando-se o primeiro país árabe a fechar um acordo do tipo. Na época, o tratado foi condenado por muitos palestinos e por grande parte do mundo árabe.

Biógrafos dizem que Arafat nasceu no Cairo em 1929, apesar de o líder ter dito que nasceu em Jerusalém. Arafat estudou engenharia na Universidade do Cairo e começou sua vida política na capital egípcia, ao assumir a liderança da Liga dos Estudantes Palestinos, em 1952.