Economia cresceu 0,3% no primeiro trimestre, diz IBGE

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 31 de maio de 2005 as 09:59, por: CdB

O PIB – Produto Interno Bruto – a soma das riquezas produzidas no país – a preços de mercado apresentou variação de 0,3% no primeiro trimestre de 2005, em relação ao quarto trimestre de 2004, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O IBGE revisou para baixo os dados do PIB de 2004. A taxa de crescimento do ano recuou de 5,2% para 4,9% , por conta de mudanças feitas pela Anatel na receita da telefonia móvel. Segundo comunicado do IBGE, “tal revisão impactou o setor de Serviços, em especial Comunicações, com reflexos em outros setores de atividade e no resultado do PIB”.

 No primeiro trimestre de 2005, o crescimento foi de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O acumulado nos quatro trimestres terminados no primeiro trimestre de 2005 apresentou crescimento de 4,6% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.


A Agropecuária foi o único setor de atividade que alcançou uma taxa de crescimento positiva, com 2,6%. Os demais apresentaram variações negativas: Indústria -1,0% e Serviços -0,2%. 
 
Em relação aos componentes da demanda, as Exportações de Bens e Serviços seguiram a trajetória de crescimento, iniciada no segundo trimestre de 2003, e obtiveram crescimento de 3,5%. As Importações de Bens e Serviços, por sua vez, registraram pelo sexto trimestre consecutivo um aumento, da ordem de 2,3%.

Destaca-se também a queda de 3,0% da Formação Bruta de Capital Fixo no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2004. O Consumo das Famílias registrou queda de 0,6% e o Consumo do Governo variação de -0,1%, neste tipo de comparação.