Dois atentados matam nove pessoas em Bagdá

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 12 de julho de 2006 as 11:23, por: CdB

Nove pessoas morreram e várias ficaram feridas em dois atentados, nesta quarta-feira, em Bagdá, sete delas diante de um restaurante, segundo fontes dos serviços de segurança.

Em Bagdá-Jadida, zona leste da capital, um suicida detonou uma carga explosiva diante de um restaurante, provocando sete mortes e deixando 20 feridos.

Além disso, duas pessoas morreram em um atentado com carro-bomba contra uma viatura da polícia ao norte de Bagdá, no bairro sunita de Adhamiya.

Na terça-feira, três restaurantes foram alvos de atentados que deixaram sete mortos e 25 feridos.

Em outros ataques nesta quarta-feira em Bagdá, dois civis foram feridos por uma bomba em Adhamiya e seis policiais em uma explosão em Zayuna, centro da capital.

Entre 60 e 80 xiitas foram seqüestrados durante a manhã no terminal rodoviário de Moqdadiya, cidade de maioria sunita a 100 quilômetros de Bagdá, afirmou no Parlamento Jalal Eddin Al-Saghir, da Aliança Unificada Iraquiana (AUI).

– Infelizmente, a segurança recebeu um golpe em Diyala, onde 60 a 80 xiitas foram seqüestrados no terminal rodoviário de Moqdadiya – disse depois do discurso do primeiro-ministro Nuri Al-Maliki, que ressaltou a determinação de garantir a segurança no Iraque.

– A polícia parece ter sido cúmplice deste ato, pois se retirou da região um pouco antes do seqüestro – acrescentou o deputado.