Diretora da Unicef vai às zonas mais afetadas pelas tsunamis

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 3 de janeiro de 2005 as 19:32, por: CdB

A diretora executiva da Unicef, Carol Bellamy, iniciou hoje, segunda-feira, uma viagem de cinco dias pelas zonas mais afetadas pelo terremoto do dia 26 para avaliar as necessidades de milhares de crianças e as operações que a agência realiza na região.

Bellamy tem previsto se reunir com crianças, famílias, líderes comunitários, representantes de organizações não-governamentais (ONG) e funcionários dos governos dos países afetados, assim como com outros diretores de agências da ONU.

“Para que nossa ajuda seja a melhor possível, acho que tenho que ver o que está ocorrendo. Eu gostaria que todas as pessoas que sofreram tanto e aqueles que estão trabalhando muito duro nos esforços de resgate e humanitários saibam que a Unicef considera esta tragédia uma prioridade urgente”, indicou em um comunicado.

Bellamy viajará primeiro ao Sri Lanka, onde tem previsto visitar algumas regiões do sul do país para depois se trasladar ao norte da ilha.

Depois, irá à Indonésia, onde pensa permanecer três dias, e além da capital, na qual se reunirá com as autoridades do país, viajará a província de Aceh, uma das mais afetadas pelo maremoto.

Mais de 150.000 pessoas morreram pelo terremoto e posterior tsunamis (ondas gigantescas), enquanto o total de deslocados supera um milhão, e mais de cinco milhões dependem da ajuda humanitária para sobreviver.

Um terço das vítimas é composto por crianças que morreram ou ficaram órfãs.