Dia dos Pais aumenta a venda de celular do Boa Vista ao Alcântara

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 7 de agosto de 2004 as 21:49, por: CdB

Os comerciantes de São Gonçalo começaram a comemorar o Dia dos Pais neste sábado.  O movimento de consumidores superou as expectativas do São Gonçalo Shopping Rio, no bairro Boa Vista, e do shopping a céu aberto no Alcântara, onde alguns lojistas se dividiram entre festejar e criticar as vendas.  Unanimidade apenas quando o assunto é celular, objeto mais procurado, com preços que variam de R$ 179,00 a R$ 1.990,00 parcelados em até dez vezes sem juros. 
Cerca 120 mil pessoas visitaram o quarto maior shopping do Estado do Rio de Janeiro em busca de um presente, neste sábado, garantindo um movimento 20% superior aos sábados anteriores. De acordo com a gerente de administração, Cláudia Costa, a procura aumentou a partir desta quinta-feira e poderá ainda ser maior, em virtude das lojas estarem abertas, neste domingo, das 15h às 21h, para atenderem os atrasados de última hora.
– Na sexta-feira o movimento de veículos subiu 12% em relação a sexta-feira passada, indicando que teríamos um número de consumidores bastante expressivo – comenta a gerente.
Quem confirma a informação de Cláudia Costa é o gerente da Casas Bahia, Antonio Carlos Xavier, que viu o estoque de celulares se esgotar já nesta sexta-feira, obrigando a solicitar ao depósito uma nova remessa. Até às 15h deste sábado, Xavier contabilizou a venda de mais 80 aparelhos das mais diversas marcas.
– Evidente que o mais vendido é o de R$ 179,00. A maioria, parcelado – afirma Xavier.
De acordo com os lojistas, o cartão de crédito foi a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores. A estudante Marcele Gomes seguiu os passos da maioria, ao comprar roupas e sapatos para o pai e para o marido, parcelados no cartão.
– A facilidade na forma de pagamento foi o que mais me motivou a comprar – explica Marcele.
Em Alcântara as vendas apresentam a mesma média do ano passado. Os comerciantes que mais comemoram os resultados são os que comercializam aparelhos celulares. Mesmo com o mercado favorável algumas lojas de telefone móvel tiveram que se adequar à concorrência, como foi o caso da loja da Claro. De acordo com o gerente Welton Campelo, a empresa teve que usar uma estratégia mais agressiva. 
– Tivemos que baixar os preços e acompanhar a concorrência. Os aparelhos mais vendidos são os que têm câmera. O mais barato está saindo por R$ 199,90 no plano pós, mas 65% das nossas vendas são de aparelhos pré-pagos – explica Welton.
No Ponto Frio a gerente Carmem Pimenta também comemora o aumento do movimento. Segundo ela o resultados superam as expectativas.
– O produto mais vendido é sem dúvida o celular e em segundo lugar vem a furadeira que é um presente mais convencional – informa Carmem.
Já os comerciantes de outros artigos não sentem diferença dos anos anteriores. Segundo o gerente da loja Raquel Calçados, Sergio Luiz Gonçalves, as vendas estão seguindo as características do Dia dos Pais de 2003. O mesmo afirma o gerente Amorim, da Villano, loja de roupa masculina:
– As pessoas estão procurando presentes mais baratos. O artigo mais vendido foram as camisas na faixa de R$ 19,00 a R$29,00