Derrota por 3 a 0 encerra participação brasileira na Copa do Mundo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 12 de julho de 2014 as 20:27, por: CdB
Robin van Persie, autor do primeiro gol, foi aplaudido pela torcida brasileira ao final do jogo
Robin van Persie, autor do primeiro gol, foi aplaudido pela torcida brasileira ao final do jogo

No último minuto do tempo regulamentar, o holandês Wijnaldum marcou o terceiro gol da Holanda contra o Brasil e encerrou a participação do grupo montado por Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2014. Ainda no primeiro tempo, dois erros da arbitragem terminaram em gols, o que esgotou as últimas reservas de vontade do time, e de paciência da torcida, neste mundial. O primeiro gol saiu de Robin van Persie, na cobrança de um pênalti mal marcado, aos dois minutos do primeiro tempo. Em uma arrancada, Robben foi puxado por Thiago Silva fora da área, mas o árbitro argelino Djamel Haimoudi, que encerra suas participações em torneios da Fifa, entendeu como pênalti e deu cartão amarelo para o jogador brasileiro. Daley Blind fez o segundo gol contra o Brasil aos 15 minutos do primeiro tempo, em um lance em que estavam todos impedidos, como mostrou o tira-teima no momento seguinte ao erro do bandeirinha.

Assim, a seleção brasileira encerrou sua participação com três vitórias, dois empates e duas derrotas – para a Alemanha por 7 a 1, o pior resultado negativo da história centenária da seleção, e para a Holanda, na tarde deste sábado, no Estádio Mané Garrincha. A participação brasileira teve 52% de aproveitamento e igualou a campanha da equipe nacional na Copa de 1974, na Alemanha – a pior em pontos marcados nos últimos 40 anos em Copas do Mundo. Na época, a seleção também perdeu o jogo pela tentativa de um terceiro lugar.

Na partida contra os holandeses, o time de Felipão tomou dois gols em 16 minutos – o terceiro foi marcado nos acréscimos do segundo tempo do quinto confronto entre as duas seleções. O Brasil venceu na campanha em que se sagrou tetracampeonato, em 1994, e perdeu em 1974 e em 2010. Em 1998, a seleção brasileira ganhou nos pênaltis após empate no tempo normal e na prorrogação.

Neymar, que se recupera de uma fratura na vértebra na partida com a Colômbia, pelas quartas de final, torceu muito, no banco de reservas, mesmo sem ter o nome relacionado para a partida. A continuação dele e de todo o elenco e o corpo técnico na seleção será definida na semana que vem, pela direção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como adiantou o presidente José Maria Marin.

A seleção volta a jogar no próximo dia 5 de setembro, contra a Colômbia, em Miami, nos Estados Unidos, em um jogo poderá marcar o reencontro entre o lateral  Zúñiga e o atacante Neymar, que fraturou uma vértebra nas quartas de final e ficou fora do restante da Copa.

– Dois centímetros mais para dentro e eu estaria em uma cadeira de rodas – disse Neymar a jornalistas, em uma entrevista coletiva na Granja Comary.