Denúncias auxiliam operações do Segurança Presente

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 28 de novembro de 2016 as 15:01, por: CdB

O Centro, que tem a maior área de patrulhamento e é composto por uma população flutuante diária de cerca de 700 mil pessoas, recebeu o maior número de ligações: 2,9 mil

Por Redação, com ACS  – do Rio de Janeiro:

Além da percepção dos próprios agentes, o sucesso da Operação Segurança Presente também está relacionado com o apoio da população. Pessoalmente ou por telefone, moradores e comerciantes podem pedir ajuda ou trocar informações com os agentes.

Operações receberam mais de 4,9 mil telefonemas nos últimos 11 meses
Operações receberam mais de 4,9 mil telefonemas nos últimos 11 meses

As regiões beneficiadas pela ação, Aterro do Flamengo, Lagoa, Méier e Centro, já registraram 4.905 telefonemas, contabilizados até sexta-feira. Nos três primeiros locais, a operação começou em dezembro de 2015; no Centro, o início foi em julho deste ano.

O Centro, que tem a maior área de patrulhamento e é composto por uma população flutuante diária de cerca de 700 mil pessoas, recebeu o maior número de ligações: 2,9 mil. Dos outros bairros, o Méier se destaca, com mais de mil telefonemas em 11 meses de operação.

O capitão Rafael Andrade, coordenador do Méier Presente, vê esse engajamento como um reconhecimento dos moradores e dos comerciantes, em uma área onde as lojas de rua são uma característica forte da região.

– A população está feliz com a revitalização do Méier. Recebemos muitas ligações com denúncias e também de agradecimento – disse o capitão.

Patrulhamento a pé e em viaturas

A base do Méier Presente fica na Praça Agripino Grieco, um ponto importante do bairro, com comércio e manifestações culturais, e por onde muitos pedestres transitam para acessar as ruas Dias da Cruz e Hermengarda, via que liga o Méier ao bairro do Lins. Por dia, 57 agentes, entre policiais militares e civis, patrulham o Méier a pé, de bicicletas ou de viaturas.

A Operação Segurança Presente é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Sistema Fecomércio RJ. Vários órgãos atuam na ação: Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos; Polícia Militar; Polícia Civil; Comando Militar do Leste; Guarda Municipal; secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação e de Transportes; além da Comlurb.