Democratas confirmam Kerry como adversário de Bush

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 28 de julho de 2004 as 09:32, por: CdB

Os democratas vão nomear nesta quarta-feira John Kerry como seu candidato oficial para desafiar o presidente George W. Bush nas eleições de novembro. No encontro dessa noite, o candidato a vice, John Edwards, também fará um discurso que será transmitido pela televisão em rede nacional.

Kerry, que está encerrando uma viagem de seis dias pelo país a caminho de Boston, chegará à cidade ao meio-dia, na véspera de seu discurso pela televisão em que aceitará a nomeação, nesta quinta-feira.

Ele será recebido no aeroporto por companheiros do Vietnã, que viajarão com ele de navio a partir do Porto de Boston para participar de um comício no Charleston Navy Yard. Doze generais da reserva e almirantes vão manifestar apoio a Kerry nesta quarta-feira, e um vídeo na convenção mostrará oficiais militares demonstrando apoio ao democrata.

Os eventos são parte dos esforços de campanha para mostrar o senador por Massachusetts como herói condecorado na Guerra do Vietnã, o que seus assessores consideram um importante trunfo para conter a estratégia republicana de mostrá-lo como um liberal tradicional fraco nas questões de Defesa.

Na noite desta terça-feira, vários democratas elogiaram Kerry como o líder que pode unir um país dividido e ajudar a classe média e os pobres. “John Kerry oferece esperança, não medo”, disse Edward Kennedy. 

Para muitos delegados, o discurso de John Edwards será a chance de saber direto da fonte o que pensa o senador pela Carolina do Norte. Edwards, que entrou na campanha há três semanas, chegou a Boston nesta terça-feira.

Ele fez uma visita ao local da convenção, o FleetCenter, na manhã da quarta-feira, para inspecionar o palco de onde fará o discurso. “Vou falar alguma coisa sobre o senador Kerry… vou falar sobre meu passado e então apresentar idéias sobre nossa visão para o país”, disse Edwards a repórteres em seu avião de campanha.

O discurso de Edwards, um dos mais esperados da convenção, dará ao senador sua maior projeção nacional e a primeira oportunidade para os eleitores conhecerem o candidato a vice de Kerry.