Dakota Fanning será Alice no País das Maravilhas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 26 de agosto de 2004 as 15:39, por: CdB

Dakota Fanning pode estar prestes a calçar os sapatinhos de Alice e partir para o País das Maravilhas criado por Lewis Carroll.

A atriz mirim está perto de fechar um acordo para estrelar as adaptações de “Alice no País das Maravilhas” e “Alice do Outro Lado do Espelho”, de Lewis Carroll, para a DreamWorks.

O roteirista Les Bohem teve a idéia de adaptar os clássicos de Carroll e a propôs a Steven Spielberg, da DreamWorks, já pensando em Dakota Fanning para viver Alice.

Os três trabalharam juntos na minissérie “Taken”, que Spielberg criou para o Sci Fi Channel. A série foi criada por Spielberg, escrita por Bohem e estrelada por Fanning.

Mas a história de Les Bohem com a obra de Lewis Carroll vem de mais longe do que uma simples idéia para um remake em ação viva da história.

O autor conta que sua mãe tinha “a maior coleção de livros de Alice nos Estados Unidos. Passei minha infância mergulhado nesses livros e adorando-os. Minha mãe colecionava todas as edições possíveis de ‘Alice’ — ela tinha até mesmo uma edição em suaili. Os livros estiveram lá por toda minha vida, bem na minha cara, mas nunca me ocorreu pensar em fazer um filme sobre Alice.”

Bohem contou que, recentemente, ele e sua mulher leram os dois livros, “Alice no País das Maravilhas” e “Alice do Outro Lado do Espelho”, a seu filho de 8 anos e que isso o levou a pensar na história outra vez.

“Já foram feitas versões bacanas dos livros, mas nunca antes com as capacidades de que dispomos hoje em termos de efeitos, e hoje, finalmente, existem meios de criar uma visão que faça justiça à imaginação ilimitada de Lewis Carroll.”

Os personagens criados pelo autor britânico em “Alice” — o Chapeleiro Maluco, o Gato que Ri, a Rainha de Copas, o Lagarto e o famoso Coelho Branco — já chegaram às telas muitas vezes, mais notavelmente no desenho animado criado pela Disney em 1951 e numa versão em ação viva criada pela Paramount Pictures em 1933.

Para a versão da DreamWorks, Bohem vai adaptar os dois livros para a tela grande como longas-metragens separados. Ele pretende se ater estreitamente à obra original de Carroll.

“São dois livros maravilhosos, com histórias fabulosas”, ele comentou. “Normalmente, porém, tendem a ser apresentados juntos, misturados. Nós pretendemos manter a fidelidade aos dois livros e a cada uma das histórias.”

Será o segundo projeto seguido de Dakota Fanning para a DreamWorks. Recentemente ela viajou para o sul dos EUA, onde está se preparando para o papel que fará ao lado de Kurt Russell no drama sobre cavalos “The Dreamer”, para o mesmo estúdio.

Ela foi vista nos cinemas mais recentemente no thriller de Denzel Washington “Man on Fire”, além dos filmes “Grande Menina, Pequena Mulher” e “Uma Lição de Amor”.

Quanto à coleção de livros de Lewis Carroll de sua falecida mãe, Bohem contou que, dois anos atrás, ela a doou à Universidade Estadual de Fresno, onde será posta em exposição.