Cruzeiro tenta manter liderança contra o Figueirense

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 5 de julho de 2003 as 09:40, por: CdB

Com praticamente todos os jogadores do elenco à disposição, situação que se tornou raridade nos últimos dias, o Cruzeiro enfrenta o Figueirense neste sábado, às 16h, em Florianópolis, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será o último antes de nova “leva” de desfalques que atingirá a equipe durante o mês de julho, quando Gomes e Luisão, além do reserva Maicon, estarão na Seleção Brasileira Sub-23.

O Cruzeiro vai a Florianópolis como líder isolado do Campeonato Brasileiro, posição que manterá mesmo que perca a partida. O time celeste tem 31 pontos ganhos e 14 gols de saldo, contra os 28 pontos e cinco gols do São Paulo, atual vice-líder. Já o Figueirense ocupa apenas a intermediária 17ª colocação, com 18 pontos e um déficit de um gol: marcou 18 e sofreu 19, mesmo número que a defesa da Raposa.

A vitória por 3 x 1 sobre o Flamengo na final da Copa do Brasil, no dia 11 de junho, foi o último momento do Cruzeiro antes de ceder quatro jogadores para a Copa das Confederações. Desclassificados com a Seleção Brasileira, Edu Dracena, Maurinho a Alex voltaram no jogo contra o Internacional, enquanto o colombiano Aristizábal retorna neste sábado, em Florianópolis.

A volta do atacante marca o reencontro do trio de artilheiros do clube celeste, formado ainda por Alex e Deivid, que é responsável por 28 dos 33 gols marcados pelo Cruzeiro, que tem o ataque mais positivo, neste Brasileiro. “O trio deu alegria e espero que possamos dar mais alegria ainda à torcida, para consolidar a liderança”, comentou Deivid, artilheiro do Campeonato com 12 gols.

Considerando que o elenco do Cruzeiro para a Copa do Brasil não dispunha de Zinho, Maldonado e Felipe Melo, o período de time incompleto aumenta. O empate de 1 x 1 contra o Corinthians, dia 18 de maio, foi o último que em que o clube teve força total à disposição. Nos jogos contra Vitória-BA e Criciúma, pelo Brasileiro, que antecederam a final contra o Flamengo, titulares importantes foram poupados.

Um mês e meio depois daquele 18 de maio, o Cruzeiro voltará a ter time quase completo. A exceção é o volante Maldonado, que cumpre suspensão pelo cartão vermelho recebido contra o Internacional. Sem o chileno, o técnico Wanderley Luxemburgo optou pelo esquema 3-5-2, com a entrada de Cris, ao lado de Luisão e Edu Dracena.

A alegria de Luxa vai durar apenas uma tarde. Logo na segunda-feira, Gomes, Maicon e Luisão se apresentam à Seleção sub-23 do técnico Ricardo Gomes, que disputa a Copa Ouro, entre os dias 12 e 29 de julho, no México e nos Estados Unidos. Caso a Seleção chegue à final da competição, o Cruzeiro passará praticamente todo o mês de julho sem seus três jogadores.

Além do mais, o jogo contra o Figueirense pode ser o último deste elenco. O zagueiro Luisão é pretendido pelo Olympique de Marselha e pode ser negociado, o mesmo acontecendo com o atacante Deivid, que despertou o interesse do Bordeaux, ambos da França.

Do lado do Figueirense, o técnico Artur Neto não contará com o zagueiro Cléber, que defendeu o Cruzeiro entre 2000 e 2001. Ele cumpre suspensão. A escalação só será revelada momentos antes do jogo. As dúvidas são entre Paulo Sérgio e Pedro na lateral direita, Eloy e André Luís na zaga e Léo Macaé e o estreante Edmílson, outro ex-cruzeirense, no ataque.

FIGUEIRENSE X CRUZEIRO

Data: 5/7/03 – sábado
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC
Horário: 16h
Juiz: Héber Roberto Lopes (PR)
Transmissão: Pay-Per-View

Figueirense
Édson Bastos; Paulo Sérgio (Pedro), Márcio Goiano, Eloy (André Luís) e Triguinho; Carlos Alberto, Bilu, William e Luiz Fernando; Léo Macaé (Edmílson) e Evair
Técnico: Artur Neto

Cruzeiro
Gomes, Luisão, Cris e Edu Dracena; Maurinho, Recife, Wendell, Alex e Leandro; Deivid e Aristizábal
Técnico: Wanderley Luxemburgo