Crescimento econômico do Rio é um dos menores do país, aponta IBGE

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 16 de novembro de 2006 as 15:18, por: CdB

Embora contine sendo o segundo estado com maior Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todas as riquezas produzidas em um país) do Brasil, o Rio de Janeiro teve o 25º maior crescimento econômico entre os 27 estados brasileiros em 2004. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado também apresenta o menor crescimento acumulado entre 1985 e 2004: 36% em 20 anos, abaixo dos 63% de média nacional.

O estado do Mato Grosso caminha no sentido oposto. Com um crescimento no PIB de 10,2% entre 2003 e 2004, o estado da região Centro-Oeste acumula uma variação positiva de 315% em sua economia nos últimos 20 anos. De acordo com o IBGE, o bom desempenho deve-se à expansão da fronteira agrícola e ao desenvolvimento da agroindústria.

– O Mato Grosso ganha participação no PIB, mas ainda é um estado ainda muito voltado ao setor primário, à agropecuária. A partir do momento em que a indústria também se localizar perto da produção, o estado vai agregar mais valor -, explicou o gerente de Contas Regionais do IBGE, Frederico Cunha.