Crescimento do Japão no 2o tri é revisto para cima

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 12 de setembro de 2005 as 11:28, por: CdB

A economia japonesa cresceu mais que o inicialmente estimado entre abril e junho, impulsionando as ações em Tóquio e o iene um dia após o primeiro-ministro Junichiro Koizumi conseguir uma esmagadora vitória nas eleições.

Dados revisados divulgados nesta segunda-feira mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,8% em termos ajustados pela inflação –ultrapassando a leitura inicial de 0,3% e a previsão de analistas, que era de 0,4%.

O terceiro trimestre consecutivo de expansão foi motivado por fortes investimentos corporativos e consumo privado, assim como por uma recuperação nas exportações.

Em uma base anualizada, o PIB cresceu 3,3% – em ritmo mais forte que o de 1,1% inicialmente estimado-, o que colocou o Japão em linha com o crescimento dos Estados Unidos no mesmo período.

– O PIB do segundo trimestre foi revisto para cima, representando a natureza bem balanceada da recuperação da economia japonesa – disse o presidente do Banco do Japão, Toshihiko Fukui, a jornalistas na Suíça, onde participa de encontro dos presidentes de bancos centrais do G10.

A economia do Japão está saindo da queda vista no ano passado, à medida que a firme demanda doméstica ajuda a minimizar uma recente desaceleração das exportações. As empresas têm registrado crescimento robusto dos lucros e aumentado investimentos, empregos e salários –o que, por sua vez, dá sustentação aos gastos pessoais.

Isso, acompanhado de uma recuperação nas exportações, aponta para um crescimento mais equilibrado da segunda maior economia do mundo.