CPI é foco da agenda política enquanto Lula vai à Ásia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 23 de maio de 2005 as 14:33, por: CdB

Esta semana, mais curta em função do feriado de Corpus Christi, será dominada pela criação da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Correios na quarta-feira.

A movimentação em torno do preenchimento dos principais cargos da CPI será o foco dos partidos, com governistas e oposicionistas mirando a presidência e a relatoria da comissão.
Em viagem à Coréia do Sul e ao Japão a partir do domingo passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará ausente das articulações.

Além da denúncia dos Correios, que envolve o PTB, aliado do governo, novo escândalo de corrupção surgiu no fim de semana com implicações para o mesmo partido.

Reportagem da revista Veja mostra esquema de propina envolvendo o presidente da sigla, deputado Roberto Jefferson (RJ), desta vez no Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), entidade comandada pelo PTB. Lula determinou abertura de inquérito pela Polícia Federal para investigar o caso, o que também já está sendo feito em relação aos Correios.

O PSDB reúne estrelas do partido em Belo Horizonte (MG) para tarar da conjuntura política nacional, o que deve incluir a CPI dos Correios e as eleições de 2006.Estarão presentes o governador Aécio Neves, anfitrião da reunião, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, José Serra.

– Está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado a análise da indicação de Alexandre Tombini para a diretoria do Banco Central. Se aprovado, ele substituirá Eduardo Loyo como diretor de Estudos Especiais.

— A Câmara pode oficializar o início dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o processo de privatização de empresas do setor elétrico e os critérios de financiamento do BNDES durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Já houve outras tentativas que não foram adiante.

– Sessão conjunta do Congresso fará a leitura do requerimento de criação da CPI mista dos Correios para investigar denúncias de corrupção na estatal. Na prática, o ritual cria a comissão.
– Em Rondônia, sessão da Assembléia Legislativa deve decidir o possível afastamento do governador Ivo Cassol (PSDB) por crime de responsabilidade, acusado de descumprir a lei orçamentária em 2004.

– Senado instala a comissão especial externa que vai analisar a situação política de Rondônia.

– A viagem do presidente Lula à Coréia do Sul e ao Japão tem forte cunho comercial, o que resultará em reuniões com empresários para tratar de investimentos no Brasil.

Em Seul, Lula terá encontro com o presidente coreano Roh Moo-hyun e, em Tóquio, se reúne o primeiro-ministro Junichiro Koizumi, com quem deverá tratar sobre a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Lula também terá contato com o Imperador japonês. Ele inicia a programação na terça-feira e está de volta ao Brasil no domingo.

– Na Câmara, apenas uma medida provisória foi votada semana passada (do Programa Nacional de Inclusão dos Jovens, o ProJovem) e há outras nove MPs e um projeto com urgência constitucional trancando a pauta de votações. Entre as MPs está a 242, que torna mais rígidas as regras para concessão do auxílio-doença, e MP 233, que cria a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

– No Senado, duas medidas provisórias vão trancar a pauta. A 235, que cria o programa Universidade para Todos (ProUni), e a 238, do Projovem.

– Na pauta do Senado estão as indicações para o Conselho Nacional de Justiça e para o Conselho Nacional do Ministério Público, além de um projeto de lei sobre o sistema de habitação e propostas de emendas constitucionais.