Coréias realizam primeira reunião em cinco anos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 22 de abril de 2005 as 09:10, por: CdB

A Coréia do Norte e a Coréia do Sul realizaram sua primeira reunião de alto nível em cinco anos nesta sexta-feira para discutir problemas regionais em uma cúpula Ásia-África em Jacarta, disse a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O primeiro-ministro sul-coreano Lee Hae-chan se encontrou com Kim Yong-nam – presidente do Parlamento da Coréia do Norte e número 2 no Estado comunista – durante 10 minutos, mas não discutiram os programas nucleares do Norte nem retomaram o diálogo bilateral, disse a Yonhap.

Os dois líderes falaram de cooperação em uma disputa com o Japão sobre ilhas despovoadas, chamadas Tokto em coreano e Takeshima no Japão, disse o porta-voz de Lee em Jacarta segundo a Yonhap.

– Em relação às ilhas Tokto, o Norte e o Sul devem unir suas forças e mantê-las – disse Kim segundo o porta-voz de Lee.

A reunião é a de mais alto nível entre as duas Coréias desde uma reunião em junho de 2000 em Pyongyang. Naquele momento o então presidente da Coréia do Sul Kim Dae-jung se encontrou com o líder norte-coreano Kim Jong-il, dando início a um período de boas relações até que elas foram quebradas em julho passado.