Coreanas fecham acordo com Vale

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 16 de novembro de 2004 as 11:07, por: CdB

A siderúrgica sul-coreana Posco e a usina de cobre LG Nikko Copper estão prontas para selar dois acordos separados de mineração com a Companhia Vale do Rio Doce, afirmou uma companhia estatal coreana na terça-feira.

A Korea Resources Corporation (Kores) afirmou em comunicado que a Posco, a quinta maior siderúrgica do mundo, vai assinar um contrato com a Vale nesta terça-feira para comprar minério de ferro.

A Kores anunciou ainda, que a LG Nikko Copper, a única usina de cobre da Coréia do Sul, e a Vale, devem assinar em breve um memorando de entendimento para o desenvolvimento de uma mina de cobre. A companhia estatal não informou mais detalhes sobre os acordos, como valores ou localização da mina.

A Kores afirmou que a Coréia do Sul, que depende em grande parte de importações de matéria-prima para alimentar a 11ª maior economia do mundo, comprou 12 milhões de toneladas de minério de ferro do Brasil, Chile e Peru no ano passado. O volume foi mais que um terço da demanda total de 43 milhões de toneladas.

O governo sul-coreano e representantes comerciais do país visitam o Brasil esta semana, juntamente com o presidente Roh Moo-hyun. A visita acontece antes da abertura do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec), marcada para esta sexta-feira, no Chile. Separadamente, a Kores assinou um memorando de entendimento com a Argentina, na segunda-feira, para cooperação na exploração de recursos naturais. Um acordo semelhante deve ser assinado em breve com o Chile.