Copom tende a manter a estabilidade da taxa de juros

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 19 de abril de 2005 as 10:41, por: CdB

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou nesta terça-feira, a reunião deste mês para avaliar a condução das diretrizes de política monetária. Durante a reunião, o Copom poderá definir possível alteração na taxa básica de juros, que serve de parâmetro para os financiamentos diários com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Por isso, também é chamada de taxa Selic.

Na primeira fase da reunião, que irá até a tarde desta quarta-feira, o presidente e diretores do Banco Central, que compõem o colegiado do Copom, assistem a exposições técnicas dos chefes de departamento e do gerente-executivo de Relacionamento com Investidores. São análises da conjuntura interna, principalmente quanto ao comportamento da inflação, finanças públicas, balanço de pagamentos, reservas, mercado de câmbio e agregados monetários.

A decisão sobre a taxa básica de juros será anunciada no início da noite, depois da segunda fase da reunião do Copom, que deve começar também por volta das 16 horas. Dela participam apenas a diretoria do BC, com direito a voto, e o chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), sem voto.

A expectativa dos analistas é de que o Copom mantenha a taxa atual, de 19,25% ao ano, apesar da resistência inflacionária em alguns segmentos do mercado. De acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo BC nesta segunda-feira, o mercado financeiro acredita, porém, que os preços perderão resistência ao longo do ano, de modo a possibilitar redução gradativa da taxa Selic até o nível de 17,50% em dezembro.