Contato com Saddam é negado, diz advogado

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006 as 10:32, por: CdB

O chefe da equipe de advogados de Saddam Hussein, Khalil Dulaimi, afimou nesta segunda-feita, que teve negado seu pedido de contato com o cliente pela primeira vez em mais de um ano. Segundo ele, as autoridades norte-americanas não deram nenhuma explicação para negar o pedido. O julgamento do ex-presidente do Iraque foi suspenso na quinta-feira passada em Bagdá e deve ser retomado apenas no próximo dia 13.

O julgamento de Saddam e de sete co-réus havia sido retomado na semana passada sem a presença de nenhum dos acusados no tribunal. Abrindo o décimo dia de julgamento, o juiz Rauf Abdel Rahman disse que Saddam Hussein e outros quatro réus que boicotaram o julgamento na quarta-feira não seriam chamados de volta ao tribunal.

Ele disse ainda ter proibido o retorno dos outros três réus que haviam aparecido no tribunal na última sessão por causa do que classificou como caos e comportamento desordeiro fora da sala de audiências. O julgamento então foi retomado sem a presença de nenhum deles. Seus assentos num cercado no centro do tribunal permaneceram vazios.