Contaminação que causou morte de bebês no Rio pode ter sido por esgoto

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 27 de maio de 2004 as 10:50, por: CdB

A contaminação que provocou a morte de três bebês na Maternidade Leila Diniz, em Curicica (Zona Oeste da cidade), pode ter sido causada por esgoto, segundo o presidente da Associação da comunidade Parque dois Irmãos vizinha ao hospital, Eduardo José da Silva. Segundo ele, sempre que chove, o pátio da maternidade fica inundado por esgoto . O motivo seria uma obra da prefeitura realizada em 96, que desviou o sistema de saneamento para a rede pluvial, causando o depósito de esgoto.

A Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, afirma que a inundação ocorrida na maternidade foi de água potável e que aconteceu no último dia 15 de maio, enquanto as mortes teriam acontecido entre os dias 3 e 5 de maio. A Secretaria informou ainda que está construindo um novo prédio para a maternidade.

Nesta semana, sete corpos de bebês foram exumados e levados para o Instituto Médico Legal. As exumações devem ser concluídas na próxima segunda-feira. O objetivo é identificar se a bactéria encontrada nos bebês é a mesma que causou a contaminação nos soros. Cinco funcionários do Laboratório Ganutre, fabricante do soro contaminado, entre eles, três farmacêuticos prestaram depoimento à polícia.