Consumidores fluminenses são beneficiados com recuperação da economia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 23 de novembro de 2004 as 18:20, por: CdB

Pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) com 3.121 consumidores indica que a recuperação da economia está provocando ganhos para as famílias da Região Metropolitana do Estado, com sobras em seus orçamentos. As classes mais baixas de renda são as mais beneficiadas o que, segundo a Fecomércio, está propiciando a melhoria da qualidade de vida, principalmente na faixa com renda de até oito salários mínimos mensais, onde aumentou o percentual de consumidores que passaram a destinar mais recursos para as atividades de lazer.

O levantamento da Fecomércio indica que do total entrevistado 24,91% disseram que sobraria dinheiro no final do mês de outubro, percentual superior aos 21,66% que deram essa resposta em setembro. Na faixa de renda acima de oito salários mínimos o percentual é ainda maior: 33,83% em outubro, contra 28,91% de setembro.

Na avaliação da Fecomércio, não há duvidas de que o comportamento do consumidor fluminense está diretamente relacionado à melhora da economia. “A elevação no número das horas trabalhadas e do aumento de renda do trabalhador facilitou o acesso ao crédito e a ampliação das parcelas para compras no varejo. Dessa forma as sobras de recursos vêm sendo canalizadas para a compra de bens e para gastos com lazer”, destaca a entidade.