Consulado de Portugal em Porto Alegre vai mesmo encerrar

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 6 de janeiro de 2003 as 22:30, por: CdB

O Consulado de Portugal em Porto Alegre vai mesmo encerrar, tal como havia sido anunciado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, quando apresentou o plano de reestruturação consular. Em sua substituição será criado um consulado honorário, avançou esta segunda-feira, em declarações à RDP-i, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, António Martins da Cruz, contrariando assim a garantia de manutenção do posto que o próprio governante havia transmitido à comunidade lusa no Rio de Janeiro.

Durante uma visita efetuada na semana passada à comunidade portuguesa do Rio de Janeiro, depois de ter representado o Governo português na posse do Presidente brasileiro, Lula da Silva, o chefe da diplomacia lusa deu a entender que o Consulado de Portugal em Porto Alegre seria mantido em atividade, mas com algumas mudanças de ordem administrativa.

Porém, esta segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou que o posto consular será encerrado e substituído por um consulado honorário, que ficará sob a responsabilidade do Consulado do Rio de Janeiro, agora elevado ao nível de Embaixada, juntamente com o Consulado de São Paulo.

“Nós queremos regionalizar os Consulados”, disse Martins da Cruz. A ideia, acrescentou, é criar “pequenas agências consulares”.

Na altura da deslocação do ministro dos Negócios Estrangeiros ao Rio de Janeiro, o deputado pelo Círculo da Emigração de Fora da Europa, Eduardo Neves Moreira, defendeu a manutenção do Consulado em Porto Alegre e entregou a Martins da Cruz um abaixo-assinado dos emigrantes portugueses de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande nesse sentido, além de uma série de documentos e recortes de jornais, nos quais eram destacadas iniciativas pela preservação do posto consular.

O ministro mostrou-se então sensibilizado com a iniciativa e afirmou estar convencido de que o Consulado de Porto Alegre deveria ser mantido, embora com algumas mudanças de ordem administrativa, com o objetivo de reduzir o seu custo de operação. Nessa altura, o governante assegurou que a atual estrutura funcional seria mantida, procedendo-se apenas à substituição do atual cônsul e, provavelmente, a troca de instalações.

O encerramento do Consulado de Portugal na cidade de Porto Alegre era uma das medidas incluídas no plano de reestruturação consular recentemente anunciado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, notícia que foi recebida com apreensão e revolta pela comunidade portuguesa radicada no Sul do Brasil.