Cônsul informa que não há brasileiros mortos pelo Katrina

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 2 de setembro de 2005 as 17:45, por: CdB

Ao menos nos estados norte-americanos da Flórida, Mississipi e Alabama, não há ainda relatos de brasileiros mortos, de acordo com o cônsul brasileiro em Miami (Flórida), João Almino. Segundo ele, na Flórida, as informações dão conta “apenas de grandes danos materiais”.

– Na área de jurisdição do Consulado brasileiro em Miami, que não abrange o estado da Louisiana, onde está Nova Orleans, as regiões mais atingidas foram o próprio estado da Flórida, quando o Katrina tinha intensidade 1 (a menor da escala) e depois as regiões do Mississipi e do Alabama, onde aí sim ele chegou com total intensidade – relatou.

De acordo com o cônsul, a comunidade brasileira que vive no sul dos Estados Unidos mais ou menos que se prepara ou tem um pouco a idéia do que fazer nessas ocasiões. E foi o que aconteceu.

– O governo local na Flórida oferece linhas de telefones emergenciais, existem abrigos para essas horas e as pessoas se preparam como podem, com proteção específica para furacão, com a evacuação de prédios públicos, entre outras medidas – explicou.

O telefone de emergência de plantão do consulado do Brasil em Miami (00xx1305 8016201) está funcionando 24 horas por dia. Durante o dia, além desse telefone, o Consulado também tem o telefone: 00xx 1305 285 6218.

Segundo informação do cônsul Almino, há também a página do Consulado na internet: www.brazilmiami.org, onde os interessados podem obter informações, como alguns números de contato fornecidos pelo governo norte-americano para as pessoas que queiram localizar familiares e amigos.

– Existe, inclusive, uma home page que foi disponibilizada pelo governo dos EUA para esse propósito que é www.satern.org – disse o cônsul.

No caso específico do Mississipi, que está na jurisdição do Consulado do Brasil em Miami, também existe um número para informações em geral de emergência: 00xx 1 800 222 63 22.

– Eu diria que esse é o primeiro caminho para tentar obter essas informações, mas o consulado está atento a esses assuntos e sempre que recebe algum pedido específico, estamos mobilizados para fornecer informações.