Conselho sustenta pedido de cassação de João Paulo Cunha

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 14 de março de 2006 as 22:02, por: CdB

O Conselho de Ética da Câmara aprovou, no final da tarde desta terça-feira, o relatório do deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS) que recomenda a cassação do ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha. Foram nove votos favoráveis à cassação e cinco contrários. O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), não votou.

No meio da sessão do Conselho de Ética, foi suspensa a sessão que analisava o processo contraJoão Paulo Cunha devido ao início da ordem do dia no plenário da Casa. Com a demora de quatro horas na leitura do voto em separado da deputada Angela Guadagnin (PT-SP), a votação do relatório de Cezar Schirmer (PMDB-RS), que recomenda a cassação do ex-presidente da Câmara por supostamente ter sido beneficiário do valerioduto, não foi iniciada antes da suspensão.

João Paulo está sendo processado por ter recebido 50 mil reais das contas do empresário Marcos Valério de Souza. O ex-presidente da Câmara foi bastante agressivo em seus comentários sobre o relator.

– Vossa excelência mente. Além de mentir no relatório, acabou de mentir aqui, ao dizer que eu mandei dois documentos para a CPMI. É mentira de Vossa Excelência. Vossa Excelência é omisso. Vossa Excelência omite aquilo que não interessa à Vossa Excelência. Isso não é ato de um homem corajoso, o homem corajoso expoõe aquilo que lhe beneficia e aquilo que lhe condena – disse João Paulo.