Conferência debate consumo de tabagismo no mundo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 22 de março de 2005 as 09:16, por: CdB

Um dos mais importantes especialistas sobre o vício de fumar, Jonathan Samet, faz, nesta terça-feira, no Ministério da Saúde a conferência Controle do tabaco: o cenário global. Estarão presentes o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, e o diretor geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), José Gomes Temporão.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta – 1,2 bilhão de pessoas – seja fumante. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres é três vezes maior: 42% dos homens e 24% das mulheres fumam.

O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu 5 milhões ao ano, o que corresponde a mais de 10 mil óbitos por dia. Caso as atuais tendências de expansão do tabagismo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes por volta do ano 2030, sendo metade delas de indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos). Os dados são da OMS de 2003.