Condomínios Barra são obrigados a fazer tratamento de esgoto

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 17 de maio de 2005 as 11:50, por: CdB

Os condomínios da Barra da Tijuca serão obrigados a fazer o tratamento de coliforme fecais seguindo a Resolução Conama 357, que tem como índices máximos de lançamento no corpo receptor mil coliformes fecais por mg/l e cinco mil coliformes totais por mg/l.  A Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) está formalizando a criação de uma diretriz para as estações de tratamento de esgoto dos condomínios.

Até agora, os condomínios da Barra da Tijuca seguiam apenas as exigências contidas na Diretriz 215 da Feema, com parâmetros para os índices de Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). A nova diretriz faz parte da série de ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo do estado, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, para mudar o quadro revelado pela recente pesquisa do IBGE, apontando o Estado do Rio como o que registra o maior índice de poluição de água. Fazem parte desse cronograma de intervenções as estações de tratamento de esgoto de São Conrado e do Rio Carioca, além das obras de saneamento da Barra da Tijuca e da Baixada de Jacarepaguá.

A partir de agora, todas as segundas-feiras haverá operações conjuntas da Serla e Cedae para fiscalização das estações dos condomínios da Barra.