Compras pela internet com cartão de crédito superam R$ 1 bilhão

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Publicado quarta-feira, 12 de maio de 2004 as 19:41, por: CdB

O valor das compras on-line com cartão de  crédito aumentou 36% em 2003, ante o crescimento de 19,4% do mercado de cartões de crédito, e ultrapassou pela primeira vez a marca de um bilhão de reais. Ao atingir R$ 1,015 bilhão em 2003, as transações com plástico passaram a representar 86% do volume de vendas on-line, que foi de R$ 1,18 bilhão no ano passado.  O valor da compra média on-line foi de R$ 265, com uma expansão de 6% (o dobro da taxa do mercado de cartões).
 
Esses números são do estudo exclusivo Cartões de Crédito e a Internet, realizado pela Credicard e divulgado à imprensa por Fernando Chacon, vice-presidente de Marketing da empresa.
 
A participação dos internautas na população manteve-se estável em 2003, em 8%, mas o uso do cartão aumentou em razão da mudança de comportamento dos usuários, que estão cada vez mais confiantes na segurança do cartão de crédito como meio de pagamento virtual.  Esse fator foi responsável pelo crescimento de 36% no volume de compras com cartão pela internet, percentual bem acima dos 19,4% registrados pelo mercado brasileiro de cartões de crédito no ano.
 
PERFIL DOS e-CONSUMIDORES

A maioria dos e-consumidores que utilizam o cartão como meio de pagamento são homens (70%), têm entre 30 e 49 anos (69%), são da região Sudeste (70%), e com renda de R$ 1.500 mensais ou mais (55%). A concentração na região Sudeste se deve ao maior número de lojas sediadas nessa região, que levam vantagem no frete e no tempo de entrega.
 
VENDAS ON-LINE EM 2004

No primeiro trimestre de 2004, o faturamento total on-line com cartões de crédito atingiu R$ 350 milhões, com um crescimento de 45,8% em relação a igual período de 2003, ao passo que o mercado total de cartões de crédito se expandiu 16,8% no período.  O gasto médio nas compras on-line com cartão no primeiro trimestre de 2004, de R$ 294, ficou, pela primeira vez, muito próximo do valor do gasto médio registrado no quarto trimestre de 2003, de R$ 315,00. Esse resultado se explica, principalmente, pelo aumento da base de e-consumidores, que realizaram maior número de pedidos e aumentaram o valor médio de seus gastos.

PARTICIPAÇÃO DOS PRODUTOS NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

A participação dos produtos na venda do comércio eletrônico, no primeiro trimestre de 2003, foi a seguinte: CDs e DVDs (32%); livros e revistas (26%); informática (4,7%); saúde e beleza (3,3%); telefonia / celular (1,7%) e DVD Player (1,6%).

No primeiro trimestre de 2004 o ranking se mantém, com diferenças nos percentuais: CDs e DVDs (26%); livros e revistas (24%); informática (6%); saúde e beleza (7,2%); telefonia / celular (3,3%) e  DVD Player (1,9%). Os CDs e DVDs são portanto os produtos mais vendidos hoje pela internet, enquanto a venda de produtos de informática subiu de 4,7% para 6% e telefonia fixa e celulares de 1,7% para 3,3%.

As principais mudanças nas compras se devem ao aumento do número de e-consumidores e ao maior crescimento das vendas de produtos com maior valor agregado como telefonia, informática e saúde e beleza, em relação a outros produtos (CDs e DVDs).  O maior número de usuários leva à alteração do perfil de compra, diversificando mais os produtos.