Compra de produtos básicos faz crescer setor de supermercados

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Publicado quarta-feira, 8 de novembro de 2006 as 21:53, por: CdB

O crescimento registrado no setor supermercadista nacional no mês de setembro, 2,12%, em comparação ao mesmo mês no ano passado, é o melhor resultado desde abril. E segundo João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), pode ser explicado pela queda nos preços de uma cesta composta por 35 produtos de largo consumo, como alimentos, higiene, beleza e limpeza doméstica.

Oliveira lembrou que no mês anterior houve descompasso entre os índices de volume (divulgado a cada dois meses), com crescimento de cerca de 4%, e financeiro, com queda em torno de 2%, resultado da redução nos preços.

– Na medida em que esse descompasso cai, naturalmente as vendas aumentam -, afirmou, mas ressalvou que os índices não deverão chegar ao mesmo patamar neste ano.

Para outubro, acrescentou, a expectativa é de continuidade no crescimento, em função do número maior de finais de semana, o sábado é considerado o melhor dia para o setor. Oliveira apontou também a melhor disposição do consumidor para as compras no segundo semestre, embora tenha avaliado 2006 como “um ano longe de ser chamado de positivo”. Ele estimou em 1% o índice de crescimento em relação a 2005.

Segundo pesquisa feita em 70 redes de supermercados, a expectativa em relação ao Natal, para 63% delas, é de aumento de 9% nas vendas, em relação a 2005.

– Os motivos são o 13º salário, como todos os anos, mas desta vez eu agregaria o clima de otimismo entre o consumidor, com a taxa de juros caindo, a busca por novos empregos acontecendo, a oferta de crédito em continuidade -, afirmou o presidente da Abras.

A pesquisa informa ainda que 45% das empresas devem aumentar as encomendas com relação ao ano anterior.

O mês de dezembro, segundo Oliveira, normalmente apresenta crescimento de 35% a 40% ante novembro e, na média do ano, representa de 12% a 14% das vendas mensais.