Comparecimento de Saddam a tribunal repercute no mundo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 1 de julho de 2004 as 08:45, por: CdB

O ex-líder iraquiano Saddam Hussein apareceu diante de um tribunal iraquiano em Bagdá na quinta-feira para ouvir as acusações contra ele. Elas devem incluir crimes de guerra e genocídio, além de crimes contra a humanidade. Onze colaboradores de Saddam também enfrentam a Justiça.

A seguir confira algumas reações à aparição de Saddam:

Nicholas owan, Secretário-Geral da Comissão Internacional de Juristas em Genebra:

“O sistema jurídico no Iraque ainda está sendo reconstruído…(e) para se ter certeza de que a justiça será feita, provavelmente é necessário um elemento de envolvimento internacional.
“Talvez se poderia ter um tribunal com juízes internacionais e iraquianos, como foi feito em Serra Leoa. Não podemos abandonar o governo iraquiano. Precisa haver discussão sobre se o Iraque é capaz de prover justiça e não apenas vingança.”

Negad el–Borai, presidente do Grupo de Desenvolvimento de Democracia, do Egito:
“Ele tem que ser julgado por uma corte iraquiana, não uma internacional. Seria um símbolo de que qualquer ditador poderá um dia comparecer diante de um tribunal em seu próprio país e estar diante de juízes que sempre insultou. “Confio nos juízes iraquianos e no sistema iraquiano, porque a culpa não era do sistema judicial iraquiano e sim de Saddam Hussein e seu regime.”