Comissão Européia libera primeira parcela de ajuda ao Iraque

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 12 de dezembro de 2003 as 12:41, por: CdB

A Comissão Européia (CE) decidiu nesta sexta-feira, entregar 29 milhões de euros para a reconstrução do Iraque, a primeira parcela da ajuda que a União Européia (UE) prometeu durante a Conferência de Doadores de Madri, em outubro.

Esse dinheiro ajudará no restabelecimento de certos serviços de base do Iraque, como os de educação e saúde e os de fornecimento e saneamento da água, e no início de projetos que ajudem a criar meios de subsistência e renda para a população iraquiana, explicou a CE em um comunicado.

O comissário europeu de Relações Exteriores, Chris Patten, expressou sua satisfação ao constatar que, poucas semanas após a Conferência de Doadores de Madri, “a CE cumpre sua promessa e destina uma parte do orçamento da UE à melhora das condições de vida da população iraquiana”.

– Ainda esperamos fazer mais, principalmente quando as condições de segurança permitirem – afirmou.

Os 29 milhões de euros representam parte da ajuda financeira inicial de 200 milhões para a reconstrução do Iraque, proposta pelo governo comunitário no dia 1º de outubro.

Durante a Conferência de Doadores de Madri, que aconteceu entre 23 e 24 de outubro, a UE prometeu destinar 1,24 bilhão de euros à reconstrução do Iraque, sendo que cerca de 600 milhões serão entregues durante 2004.

Esse valor total inclui as contribuições que alguns países-membros da UE anunciaram que concederão até 2007, segundo fontes comunitárias.

Os 29 milhões serão administrados por um fundo especial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.