Comissão britânica quer acabar com título de ‘sir’

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 13 de julho de 2004 as 20:52, por: CdB

Uma comissão parlamentar britânica propôs o fim gradual dos títulos de “sir” e “dame” (o equivalente feminino) e a mudança de quase todo o sistema de honrarias da monarquia britânica.

Títulos como os de “sir” e “dame” são “um resquício de preocupações do passado com posição social e classe”, disseram os parlamentares, num relatório duro.

Entre os detentores do título do título de “sir” estão várias celebridades, como Paul McCartney, Elton John e Anthony Hopkins. Servidores civis, diplomatas e membros das forças armadas são injustamente favorecidos, segundo a comissão.

A comissão pede que a “Ordem do Império Britânico”, por exemplo, seja substituída pela “Ordem da Excelência Britânica”. Segundo os parlamentares, o termo “Ordem do Império Britânico” é inapropriado. Eles afirmam que o sistema de honrarias está ultrapassado e deve ser revisto.

Os parlamentares estão preocupados com o fato de que mulheres e integrantes de minorias étnicas parecem receber menos honrarias do que homens brancos.

Diversidade

Eles querem que a honraria reflita a diversidade encontrada na Grã-Bretanha.

O relatório da Comissão de Administração Pública, chamado Uma Questão de Honra: Reformando Nosso Sistema de Honrarias, também diz que o sistema de fazer recomendações para honrarias “não tem independência”.

O uso de honrarias como ferramenta políticas por parte de primeiros-ministros joga suspeitas sobre todo o sistema, diz o relatório, embora os parlamentares não tenham encontrado provas de “corrupção grave”.

Com as mudanças propostas, haveria apenas quatro honrarias nacionais, em vez das 16 atuais.

O governo vai ter que responder formalmente ao relatório. Ele já está promovendo uma revisão interna do sistema de honrarias, cujo resultado deve ser publicado nesta semana.