Comércio varejista do Rio apresenta queda de 8,73% em maio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 16 de junho de 2003 as 16:14, por: CdB

O faturamento do comércio varejista da Região Metropolitana do Rio de Janeiro apresentou queda de 8,73% em maio, na comparação com igual mês do ano passado, com 15 dos 18 ramos pesquisados apresentando retrações. As exceções foram Supermercado, Farmácia e Lavanderia que obtiveram receita positiva no mês.

A pesquisa Opinião do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, coordenada pelo Instituto Fecomércio-RJ, o destaque positivo ficou com Supermercados, cujo setor chegou a crescer 6,12%; Farmácia expandiu 3,70% e Lavanderia, 0,11%.

Mesmo com o comércio oferecendo descontos para pagamento à vista e taxas de juros zero no parcelamento do cartão de crédito, o faturamento ficou bem abaixo da expectativa do setor, na avaliação do diretor do Instituto, Luiz Roberto Cunha.

– A expectativa era que o volume de vendas fosse maior, devido à comemoração do Dia das Mães, porém isso não ocorreu. O único setor que pode comemorar o mês de maio é o de telefonia celular. Os demais ainda amargaram a conjuntura criada pela alta taxa de juros e a queda do poder de compra de parte da população – explica Cunha.