Começa XX Feira Internacional do Livro em Miami

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 3 de novembro de 2003 as 01:35, por: CdB

A XX Feira Internacional do Livro de Miami foi aberta no último domingo com a participação de mais de 250 autores, entre eles os prêmios Nobel de Literatura Tony Morrison e Elie Wiesel, e o romancista peruano Mario Vargas Llosa.

Aproximadamente 350 autores se apresentam na feira este ano e calcula-se que aproximadamente meio milhão de pessoas participem das diferentes atividades programadas para entre hoje e dia o 9 de novembro, quando o evento literário será encerrado.

A feira teve uma importante atração no último sábado, mesmo antes de sua abertura, com a presença de Barbara Bush, ex-primeira-dama e mãe do atual presidente dos Estados Unidos. Ela apresentou seu livro ‘Reflections: Life After the White House’ (Reflexões: a vida após a Casa Branca).

– Esta feira é um presente para as pessoas de Miami – disse a ex-primeira-dama, de 78 anos, que foi acompanhada por outros de seus filhos, o governador da Flórida, Jeb Bush.

Em seu livro ela expõe experiências pessoais, revelações e lembranças sobre suas viagens e encontros com os líderes mais importantes do mundo.

Além disso, conta a história de uma vida familiar intensa como esposa e mãe de dois presidentes americanos – George Bush e George W. Bush -, na qual também inclui seus cinco filhos e 14 netos.

No epílogo, Barbara Bush fala sobre a experiência de ter um filho presidente e das reações da família diante dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

– A presença da ex-primeira-dama Barbara Bush deu mais relevância a uma feira que reúne aquilo que há de maior e mais prestigioso na literatura mundial – disse Eduardo Padrón, presidente da Universidade Miami College (MDC), instituição que organiza a feira, segundo informou neste domingo o jornal El Nuevo Herald.

Além de Vargas Llosa, entre os escritores hispanos presentes na feira estão o mexicano Carlos Monsiváis, um dos intelectuais mais prestigiosos da América Latina; Alberto Fuguet (Chile) e Edmundo Paz Soldán (Bolívia).

A feira incluirá sessões de autógrafos, conferências de autores, leitura de poesia, narrações e espetáculos culturais. A mostra literária terá pela primeira vez diversos pavilhões internacionais, como os do México e de países da Europa.

Todos os atos da feira serão gratuitos e realizados no centro Wolfson da Universidade Miami-Dade College, em pleno coração de Miami.