Começa a Agrifambahia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 18 de novembro de 2004 as 09:29, por: CdB

Com a proposta de inserir o pequeno produtor no contexto do agronegócio, começa nesta quinta-feira em Irecê, e vai até o dia 21 deste mês, a Agrifambahia. A solenidade de lançamento da maior feira de agricultura familiar do Nordeste foi aberta pelo governador Paulo Souto, secretários de estado e representantes de entidades governamentais, bancos e instituições que estarão presentes na feira, entre outras autoridades.

Nos quatro dias de realização do evento, a Agrifambahia deverá atrair cerca de 30 mil pequenos produtores rurais, que serão deslocados em caravanas dos diversos pólos agrícolas do estado. A Bahia possui o maior número de agricultores de base familiar do país, com mais de 610 mil propriedades. A expectativa é que seja gerado na feira um movimento em torno de R$20 milhões em negócios.

– Queremos levar aos pequenos produtores as novidades tecnológicas aplicadas à agricultura familiar, de modo que eles possam modernizar sua atividade e agregar maior valor à sua produção – disse o secretário estadual da Agricultura, Pedro Barbosa. A realização feira é do Governo da Bahia, com participação de diversas secretarias, e organização da Fun Prime Produções e Eventos.

O organizador do evento e diretor da Fun Prime, André Guimarães, informou que toda a infra-estrutura para a realização da feira já está pronta. A Agrifambahia vai ocupar um espaço de 149 mil metros quadrados e contará com 120 expositores. Além da exposição de máquinas, equipamentos e novas técnicas agrícolas, serão desenvolvidas atividades de formação para pequenos produtores, como cursos de qualificação, palestras e oficinas tecnológicas.

Uma das mais esperadas atrações da Agrifambahia será a Fazenda Modelo. Com três mil metros quadrados de área, A Fazenda será uma réplica de uma propriedade de agricultores familiares, onde serão apresentadas 10 atividades agrícolas nos moldes do Programa Terra Fértil. No local, serão simulados a criação de animais e as técnicas de plantio de diversas culturas.

A Agrifambahia terá uma praça de alimentação, área de recreação infantil, postos médicos, estacionamento, rádio comunitária, Sala Vip, Sala de Imprensa, Tira Dúvidas, Central de Atendimento ao Expositor (CAEX), área de comercialização de animais e dois auditórios, com capacidade para 150 e 300 pessoas.

– A grande área de concentração será a Praça dos Municípios, onde também estarão os estandes institucionais, parlatório e um auditório para duas mil pessoas – informou Guimarães.

Também estarão presentes na feira agentes financeiros, como o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Desenbahia, que estarão disponibilizando crédito para pequenos produtores. A estimativa é que aproximadamente 1,1 mil agricultores sejam financiandos, possibilitando, por exemplo, a comercialização de cerca de 80 tratores e 1,2 mil vacas. Haverá ainda um espaço para a cidadania, com presença do SAC Móvel, além da realização de exames preventivos, informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e até massagem, entre outros serviços.