Combates no Iêmen deixam mais de 70 mortos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 8 de abril de 2005 as 06:12, por: CdB

Mais de 70 rebeldes e soldados morreram ou ficaram feridos em dois dias de violentos combates no noroeste de Iêmen, informaram nesta sexta-feira fontes tribais.

– Mais de 70 simpatizantes (do falecido líder rebelde Hussein Badr Eddin al-Huti) foram abatidos nos combates que ocorreram entre as noites de quarta-feira e quinta-feira – na província de Saada, onde se enfrentaram os rebeldes e soldados, de acordo com uma fonte que pediu o anonimato.

– Dezenas de soldados foram mortos ou feridos na quinta-feira em operações nas montanhas, nos redutos rebeldes de Razamat e Wadi Nushur – acrescentou a mesma fonte.

De acordo com as fontes tribais, as tropas atacaram as posições rebeldes em Razamat, Wadi Nushur e al-Shafia.

Segundo as autoridades iemenitas, esta rebelião é comandada por Badr Eddine al-Huti, uma das figuras principais dos zaiditas e pai do falecido líder que dirigia os “Jovens Crentes”. Os zaiditas são uma seita xiita moderada que é maioria no norte do Iêmen, país formado por uma grande comunidade sunita.

A violência na região começou a crescer no final do mês passado, 12 dias depois da polícia matar três membros deste movimento, em 19 de março. Este foi o primeiro confronto deste tipo desde que o governo anunciou em 10 de setembro de 2004 a morte de Huti (filho), três meses depois do início de uma rebelião no noroeste, na qual morreram mais de 400 pessoas.