Coluna do Sérgio Nogueira Lopes

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 7 de outubro de 2004 as 12:28, por: CdB

Mais vistos
 
“Má educação”, de Pedro Almodovar, e “Antes do pôr-do-sol”, de Richard Linklater, lideram a lista dos filmes mais vistos no Festival do Rio, que acaba nesta quinta-feira. O primeiro teve 3.003 espectadores e o segundo foi visto por 2.401 pessoas. A parada oficial de sucessos incluiu ainda “Kill Bill, Vol. 2”, “Coffee and cigarettes”, “House of the flying daggers”, “Vera Drake”, “Um dia sem mexicanos”, “Abraço partido” e “Nove canções”. 
 
Sem liberdade
 
Mark Chapman, o homem que matou John Lennon, vai continuar preso.  Chapman, agora com 49 anos, cumpre pena de 20 anos pelo assassinato do Beatle e esta pena pode se prolongar indefinidamente, caso a liberdade condicional nunca seja concedida. A condicional pedida por seus advogados foi negada porque, segundo a corte,  no crime  ele demonstrou uma “clara falta de respeito à vida”. Chapman está em uma prisão em Attica, no estado de Nova York. Por “falta de respeito à vida” dirigentes americanos se condenados, abarrotariam as prisões.
 
Festa no ar
 
O vice-presidente José Alencar embarca  para a Rússia. Até o dia 12, participa de um encontro que visa criar condições à atuação dos empresários brasileiros e russos em ambos os países. Uma comitiva de 58 empresários  acompanha o vice.  Depois, o vice segue para Romênia e Portugal com mais, 250 empresários. A Rússia deixou de importar a carne brasileira. Até agora nenhuma comitiva russa veio aqui. É bom saber quem pagará as despesas desse exército de empresários viajantes.
 
 
Menino maluquinho
 O Menino Maluquinho, personagem criado pelo cartunista Ziraldo, vai ensinar as crianças de todo estado regras de trânsito, na cartilha Sinal Verde, que será lançada pelo Detran neste domingo durante a Corrida e Caminhada pela Paz no Trânsito, no Aterro do Flamengo.

Suborno

A CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, publicou em seu site uma lista com centenas de nomes de pessoas, empresas, partidos políticos e funcionários do governo que o ex-presidente do Iraque Saddam Hussein tentou subornar com o objetivo de suspender as sanções das Nações Unidas. Ao mesmo tempo, Saddam e seu governo conseguiram reunir cerca de US$ 11 bilhões por meio de acordos obscuros para driblar as sanções, a primeira imposta em 1990 e suspensa após a invasão liderada pelos Estados Unidos há um ano, disse o relatório, que não disse que esses mesmos que se deixaram subornar apoiaram a invasão do país.

Salvação

Quem gosta de Fórmula Um pode respirar aliviado.Um consórcio pouco conhecido ligado ao ex-campeão mundial Nigel Mansel anunciou o fechamento de um acordo de longo prazo para salvar o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1. ” Fechamos um acordo com  Bernie Ecclestone para assinar uma licença de sete anos do Grande Prêmio de Fórmula 1 para a Grã-Bretanha”, declarou Kim Cockburn, diretora da Brand Synergy Ltda. ” Enviamos nossa propostas ao Clube de Pilotos Britânicos e o  plano vai garantir que Silverstone continue firme nos próximos anos – disse ela.

Naturalização

O lateral-esquerdo Roberto Carlos, do Real Madrid, confirmou que está próximo de se tornar cidadão espanhol. O jogador disse que essa é uma tendência natural para os jogadores brasileiros que estão há muito tempo na Europa, já que os grandes clubes europeus frequentemente ultrapassam o limite de jogadores estrangeiros. Roberto Carlos afirmou que seus documentos já foram entregues às autoridades espanholas para que ganhe a dupla cidadania ainda este ano.