Coluna do Sérgio Nogueira Lopes

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005 as 12:21, por: CdB

Geralda
Geralda, a insuportável, está vibrando com as decisões do novo  presidente da Câmara, Severino Cavalcanti. Ela adora um trem da alegria,  com nepotismo, superfaturamento e tudo o mais.
 
Bin Laden
Humberto Costa (PT) é o ministro mais recluso do governo. Sua Excelência não atende parlamentares nem  auxiliares que não sejam do PT. O secretário da pasta, Luiz Carlos de Lima, por  exemplo, só foi recebido uma vez, quando assumiu o cargo, em abril de  2004. No Congresso Humberto Costa foi apelidado  de Bin Laden, já que os parlamentares só conseguem vê-lo na  televisão.

Estratégia
O presidente Luiz “defende reajuste” para servidores públicos qualificados, dizendo estar cansado de ver críticas aos salários do funcionalismo. Adverte que a União continuará perdendo seus profissionais para a iniciativa privada, caso não seja logo definido um salário maior para a categoria,. Ou seja, o presidente da República se comporta como se  não tivesse nada a ver com o assunto. É sua técnica de marketing permanente. Continua “em campanha” e o povo acredita. Até agora essa estratégia está dando  certo.

Trapalhões
Cada vez que o Banco Central eleva a taxa Selic em 0,5 ponto porcentual,  como acaba de fazer, o gasto do governo com juros sobre a dívida pública  cresce R$ 2,4 bilhões e os ganhos dos bancos comerciais se multiplicam.  Portanto, nem precisamos perguntar a quem interessa isso. Parece que a  política monetária do Brasil está sendo comandada pelos humoristas (no  mau sentido) dos Trapalhões.
 
 
Valentia
O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), está ameaçando os  deputados do PT e do PCdoB que criticam o aumento salarial que ele está  concedendo aos parlamentares. “Quem é contrário ao aumento pode abdicar dele. Há deputados dizendo que não querem aumento, mas depois recebem o dinheiro. Vou divulgar o nome de cada um deles, para que se saiba quem tem sinceridade e não está enganando o povo”, avisa Severino, cheio de valentia.

Dona Nilcéia
Como dizia Vinicius de Moraes, não mais que de repente, surge na imprensa uma nota sobre a “ministra” Nilcéia Freire. Mas, afinal, quem é?  Depois de muito pesquisar, o colunista descobriu que se trata da titular da  Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, um dos muitos  ministérios inúteis criados por Luiz. Como determinados figurantes de  novela, dona Nilcéia entrou em cena muda e vai sair calada, sem que  ninguém saiba quem é. Mas o cabide de empregos continuará lá.

Patriotada
Na gestão de Wladimir Putin, a Rússia entrou em  fase de retrocesso  político. Além de revogar as eleições diretas nos Estados (chamados de  Repúblicas), o governo russo lançou oficialmente esta semana um canal de  televisão militar-patriótico chamado Zvezda (Estrela) para inspirar o  sentimento de orgulho pela pátria e promover uma boa imagem do Exército  junto aos jovens. Mas é claro que o canal não será exibido na Chechênia e  em outras nações satélites que lutam pela independência, porque teria  efeito contrário, acirrando o patriotismo local.