Coluna do Sérgio Nogueira Lopes

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005 as 13:35, por: CdB

Numa boa
 
Há nove meses  foi aprovada pelo Senado a indicação do senador Luiz Octávio (PMDB-PA) para o cargo de ministro vitalício do Tribunal de Contas da União (TCU) e até agora a Câmara não referendou o  ato porque o ilustre parlamentar responde a um processo no Supremo Tribunal Federal acusado de  crimes contra o sistema financeiro e falsidade ideológica. O tempo passa, o tempo voa, e o senador Luiz Otavio (PMDB-PA) continua numa boa. Nem assume no TCU nem é cassado no Senado.

Protocolo

Não dá para acreditar nos países desenvolvidos. Basta conferir o Protocolo de Kioto que entrou em vigor esta quarta-feira. Para começar, não foi assinado pelo maior poluidor, os Estados Unidos. O Japão assinou, comprometeu-se a reduzir a poluição em 6%, mas desde então os índices subiram 8%. Já a Espanha não fez por menos.  Aumentou suas emissões de gases de efeito estufa em 40%; ou seja, o protocolo tornou-se um esforço inútil até agora.

Erro

Quem conhece o Congresso sabe que o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh
(PT-SP) é antipático e pretensioso. Escolhê-lo para disputar a
presidência da Câmara foi um erro inacreditável, porque o PT tinha um
candidato natural que venceria com facilidade. Trata-se do deputado paulista Arlindo Chinaglia, atual líder do partido. Preteri-lo foi um grande
erro.

Brizolismo

Com a morte de Leonel Brizola, esperava-se que o PDT morresse junto. Previsão enganosa. De lá para cá, o partido só faz crescer. Já tem 15 deputados federais, quatro senadores e acaba de ganhar o governador  Ronaldo Lessa de Alagoas. Entre os novos filiados, destaca-se o paulista João Hermmann que era líder do PPS na Câmara. E já está sendo anunciada a filiação do deputado sergipano João Fontes, rebelde do PT que preferiu não aderir ao PSOL da senadora Heloisa Helena.


 
 
 
ET
 
A cena do final do filme “ET, o Extraterrestre” de 1982 foi escolhida a mais tocante da história do cinema em uma votação do “Channel 4” da TV britânica. Cerca de 70 mil pessoas participaram da enquete em que escolheram os momentos mais emocionantes da TV dos esportes e do cinema. A cena é aquela que ET se despede de Elliott para voltar a sua nave espacial. Em segundo lugar ficou “À espera de um milagre” de 1999. O filme com Tom Hanks conta a história de um jardineiro negro acusado de estupro e assassinato de duas crianças. Em seguida, ficou a cena de “Titanic” na qual o personagem de Leonardo DiCaprio afunda, congelado. 
 
 
 
Protesto
 
Empresários e sindicalistas promoverão  manifestação contra o novo aumento da taxa Selic a ser anunciada pelo Copom. O protesto começa às 16h, em frente ao Banco Central na Avenida Paulista. Às  20h, quando deve ser anunciada a nova taxa, está prevista uma queima de fogos.
 
 
Theobaldo – o universitário  –   Theobaldo errou: Nesta coluna onde se leu ontem deportados e servidores, leia-se: Deputados e Senadores. Theobaldo é um dos milhares de clientes dos Supermercados da Educação e estuda numa “Universidade” com mais 100 mil coleguinhas.