COI afasta dirigente acusado de corrupção

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 7 de julho de 2005 as 12:28, por: CdB

O membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) Ivan Slavkov foi expulso da instituição nesta quinta-feira após alegações de corrupção apresentadas em um documentário exibido pela televisão.

Slavkov discursou por 20 minutos durante sessão do COI em Cingapura, e em seguida 82 dentre 104 membros do COI votaram a favor de sua expulsão. Doze membros votaram por sua permanência.

Slavkov e o agente esportivo sérvio Goran Takach foram flagrados por jornalistas disfarçados de empresários debatendo maneiras de conseguir votos para a eleição da sede olímpica de 2012.

A reportagem foi exibida na Grã-Bretanha pela BBC pouco antes do início dos Jogos Olímpicos de Atenas, em agosto do ano passado.

Londres venceu a eleição olímpica para os Jogos de 2012 superando Paris na última rodada da votação de quarta-feira por 54 votos a 50.

O COI suspendeu Slavkov logo após o documentário e ele não teve seu credenciamento liberado para a Olimpíada da Grécia. A comissão de ética do comitê iniciou uma investigação e em novembro o Conselho Executivo do COI recomendou sua expulsão.