Cobal do Humaitá ganha biblioteca

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005 as 10:51, por: CdB

O Departamento Geral de Bibliotecas, órgão da Secretaria de Cultura, lançará, em março, um posto avançado da Biblioteca Pública Estadual na Cobal do Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro.  Entre legumes, frutas e verduras, o público freqüentador de um dos maiores centros de abastecimento da cidade poderá ter acesso a um acervo de 1.500 livros.

– É o nosso primeiro convênio formal com a Federação Internacional de Associações de Bibliotecas (IFLA). Este é uma espécie de projeto piloto. Vamos testá-lo em parceria com a IFLA nos seis primeiros meses. Se der certo, assumiremos o projeto – explica Ana Lígia Medeiros, diretora do Sistema de Bibliotecas do estado.

O projeto é uma iniciativa pioneira da Secretaria de Cultura. Ainda de acordo com Ana Lígia, o secretário Arnaldo Niskier está em negociação com a IFLA para marcar a data oficial de lançamento, mas garante que o posto estará em funcionamento no próximo mês.

–  Ainda não fechamos um dia, mas já temos como certo o mês de março. Temos um contrato de seis meses com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), renováveis por mais seis meses. Tínhamos em mente implantar o projeto em feiras livres, mas achamos mais viável colocar na Cobal, que é um espaço maior. Numa segunda etapa vamos espalhar nossos postos em supermercados e outros locais de grande concentração, visando sempre facilitar o acesso da população ao acervo de nossas bibliotecas – frisou Ana Lígia.

Entre os livros que estarão disponíveis na Cobal estão romances, contos, biografias e exemplares dedicados ao público infantil.

– Como muitas donas-de-casa levam seus filhos à feira, apostamos na força desse público – diz a diretora.

Para ter acesso ao acervo, os interessados devem levar um documento de identificação e preencher uma ficha no local. O livro será emprestado pelo prazo de uma semana, podendo ser renovado.